terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

S. Valentim por esse Mundo fora...

Andei neste últimos dias a fazer alguma pesquisa na Net para tentar descobrir como se festeja o Dia dos Namorados por esse Mundo fora.
O mais engraçado, face a tanta diversidade cultural é que à excepção do Brasil que festeja este dia a 12 de Junho, facto que teve origem uma campanha de publidade concebida em 1949 para melhorar as vendas do mês de Junho da Loja Clipper, todos os outros países o celebram a 14 de Fevereiro.
Os rituais de troca de ofertas variam pouco entre os diferentes lugares do mundo, havendo no entanto alguns elementos ou detalhes que se destacam, consoante a região/país.

China: como verdadeiros campeões mundais da contrafação que se presam, este é também um dia de hino ao consumismo importado pelos chineses que premeiam as suas amadas com flores, peluches e corações gigantes. (in Blog “Living in China”)

Japão: são as mulheres que declaram o seu amor aos companheiros, sendo tradição dar giri-chocos (chocolates de obrigação... ou seja, os homens podem sentir-se embaraçados se não receberem nenhum destes chocolates no dia de São Valentim) aos amigos e colegas de trabalho e, em casa, preparar um especial para o mais-que-amigo. ( in Blog Meu Japão)

E.U.A.: Muitos cartões, flores e chocolates para mimar todos os enamorados a 14 de Fevereiro, no entanto, a tradição mais popular é enviar cartões, mais conhecidos por “Valentines”. Esta é a ideia com que fiquei de todos os sites por onde passei, sendo que até “m&m’s” encontrei como sugestão de oferta nos sites de presentes dos americanos, eh, eh...

Itália: as pequenas comunidades fazem, habitualmente, um banquete nesse dia mas os grandes centros seguem os costumes das restantes cidades europeias, onde estão presentes as ofertas de corações vermelhos, os peluches, os perfumes, a ida até ao restaurante, etc.

Inglaterra: desde a época vitoriana, que as mensagens de São Valentim passaram a ser uniformizadas. Os cartões passaram a ser enfeitados com fitas de tecido e papel especial e, continham textos que ainda hoje nos são familiares, como é o caso de «would you be my Valentine». (in Portal São Francisco)

Dinamarca: o presente mais famoso são as flores prensadas, a que chamam “flocos de neve”.

Cabo Verde: trocam-se cartões, poemas, flores, chocolates e mimos...
se o dinheiro chegar vai-se ao restaurante com a amada.

África do Sul: por todos os lugares celebrações em honra do amor, donde fazem parte a boa comida, bons vinhos e um alegre pé de dança.

Portugal: basta olharmos à nossa volta para percebermos que seguimos as pisadas dos restantes europeus com as ofertas de flores, perfumes, corações vermelhos e peliuches fofinhos e, se houver mais algum dinheirinho no bolso, vai-se até ao Restaurante.

Em São Pedro de Sintra... celebra-se na Taverna dos Trovadores, com muita música e uma ementa especial, claro!

As reservas já sabem... são da responsabilidade do Fernando Pereira, através do telefone de contacto (+351) 96 70 50 536.

Até já!

Sem comentários: